Bem vindo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Cuiabá.

Adequação Ambiental (L.P/L.I/L.O)

Documentos necessários
1. Procuração.
Obs: Autenticada com firma reconhecida, atestando que o responsável técnico poderá solicitar a Licença Ambiental.
2. Documento com firma reconhecida que comprove a titularidade de uso legal da área.
Obs: Certidão de inteiro teor da matricula do imóvel atualizada, Escritura pública, Comprovação de Posse ou Contrato de Compra e venda, juntamente com a matrícula do imóvel atualizada.
3. RG e CPF.
Obs: Do representante legal da empresa ou empreendimento.
4. Licença de Localização (LL).
Obs: Caso não possuir a Licença de Localização, deverá apresentar Analise de Localização e Atividade Deferida ou Alvará de Funcionamento.
5. Declaração de Possibilidade de Abastecimento de Água – DPA.
Obs: Este documento deverá ser solicitado na Concessionaria Águas Cuiabá
6. Declaração de Possibilidade de Esgotamento – DPE.
Obs: Este documento deverá ser solicitado na Concessionaria Águas Cuiabá
7. Plano de Controle Ambiental – PCA.
Obs: O projeto deverá ser elaborado conforme termo de referência disponibilizado por este órgão.
8. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS ou Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde – PGRSS.
Obs: O projeto deverá ser elaborado conforme termo de referência disponibilizado por este órgão.
9. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos Planos e Projetos Apresentados.
Obs: Descrever na ART - Licenciamento Ambiental, citando os tipos de Licenças e todos Relatórios, Planos, Projetos apresentados e no verso incluir o resumo das atividades.
10. Alvará de Corpo de Bombeiros.
Obs: Solicitado no Corpo de Bombeiros.
11. Relatório Fotográfico.
Obs: Relatório Fotográfico Local contemplando fachada, vista da área total e identificado todos os setores do empreendimento (Mínimo 04 fotos atualizada e colorida);
12. Croqui de Localização do Empreendimento.
Obs: Identificar os pontos de referência, delimitação da área e o roteiro de acesso (Imagem da área através do Google Earth indicando local, imagem colorida e com Coordenadas Geográficas).
13. Publicações do requerimento de Adequação Ambiental (LP/LI/LO) no Diário Oficial de Mato Grosso.
Obs: A publicação deverá ser conforme modelo disponibilizado por este órgão.
14. Publicações do requerimento de Adequação Ambiental (LP/LI/LO) em Jornal de Mídia Local de circulação diária.
Obs: A publicação deverá ser conforme modelo disponibilizado por este órgão.
Notas

1. As Taxas serão emitidas após abertura do processo e inserção dos documentos necessários no sistema Digital.

2. Cópia da Comprovação de Abastecimento de Água e Esgoto (DPA e DPE), deverá ser atualizada e estar em vigência.

3. Certidão de inteiro teor da matricula do imóvel deverá ser atualizada até 3 (três) meses da data de entrada do processo.

4. Requerente Pessoa Jurídica conforme Decreto 5.825/2015 deverá anexar:

     - RG e CPF.

     - O contrato social ou a Certidão Simplificada emitida pela Junta Comercial.

     - Cópia da ata da última assembleia onde se definiu a diretoria, caso Sociedade Anônima.

5. Requerente Pessoa Física conforme Decreto 5.825/2015 deverá anexar:

     - RG e CPF.

6. Quando o lote e/ou edificação estiver em área de tombamento apresentar:

     - Parecer Técnico do IPHAN.

     - Projeto aprovado pelo IPHAN.

7. Quando o lote, edificação e/ou empreendimento estiver inserido em zonas de amortecimento de área especialmente protegidas deverá apresentar:

     - Anuência emitida pelo Órgão Gestor.

Legislações: CF DO BRASIL, LC 140/2011, LC 146/2007, LC 389/15, LC 232/11, LC 004/92, Resolução CONSEMA 085/2014, Decreto 5.621/14, e demais legislações específicas e/ou correlatas federal, estadual e municipal.